Linux… what?

Eu uso Linux há quase um ano e meio e nunca tive problemas. Comecei por acaso depois de meu notebook ter sofrido do mal da tela azul do Windows pela 3ª veZ: ele veio formatado e com um sistema operacional que eu só tinha ouvido falar: Linux. Mais especificamente, Mandriva. Achei tudo muito estranho, não gostei do que vi mas depois percebi que não é aquele monstro que falam. E curti!

Ano passado comprei um netbook que veio com Mandriva mas o povo da loja cobrou R$50 à minha mãe dizendo que era p/ fazer algo “necessário p/ o computador funcionar”. Quando peguei o netbook feliz da vida dou de cara com o Windows 7. Fui lá e pedi p/ colocarem de volta o Mandriva. O técnico da loja não deve ter gostado nada disso, colocou o Fedora 14 (sendo que eu tinha pedido Mandriva e ainda fez questão de colocar uma versão antiga ¬¬). Fiz as instalações necessárias (ele vem quase vazio) mas não tive tempo de terminar, como só uso wireless não tinha cabo. Então tive que ficar usando Windows 7 por uns 2 meses não que eu não goste do Windows mas… prefiro o Linux. Agora, de férias, voltei ao Linux. Instalei o Ubuntu 11.10 e tô in love com ele x)
aqui a interface do que uso p/ terem uma ideia (clica que amplia)

P/ quem não sabe, o Linux foi criado por Linus Torvalds. É um sistema operacional livre, é open-source e DE GRAÇA! E você mesmx pode fazer a instalação usando CD ou fazendo o download de imagens ISO,que podem ser gravados em CD ou pendrive (como eu fiz).
Tu pode fazer qualquer coisa com ele, pode pegar p/ você, vender, dar de presente, fazer customizações (ele tem código aberto)… Aliás, vale lembrar que se você usa uma versão pirata do Windows isso é… crime. (;

Além disso, tu pode escolher qual distribuição ( uso o Ubuntu 11.10), qual ambiente gráfico (uso o Unity), qual browser prefere (uso o Firefox 7)…

“Mas Jheh, eu não sei nada sobre computadores!”
Isso não é desculpa! sempre tem uma distribuição que se adequa melhor às necessidades. E para dúvidas, os fóruns internet a fora existem p/ isso. Não é coisa de outro mundo!

Bem, esse foi um post só p/ falar um pouco da minha experiência com o Linux e dar uma dica rápida. Talvez depois faça mais posts sobre (:

E ae, alguém usa Linux? tem vontade? (:

caso te apareça a tela azul da morte, don't worry! =D

Imagem daqui
bejos =*
Jheh