Bohemian way of life

Muitos já devem ter ouvido falar do boêmio ou, falando da indústria da moda, do boho chic. Na moda apareceu forte lá por 2004, mas como estilo de vida vem de antes, no séc XIX.


Fotos daqui
Eram chamados boêmios aqueles com estilo de vida incomum, artistas como pintores, músicos e escritores, aventureiros,  vagabundos e andarilhos. Eram pessoas que geralmente viviam com pouco dinheiro, tinham um ponto de vista político diferenciado, pregavam amor livre e frugalidade.
Bohemien é um termo francês que era usado no início do séc. XIX para identificar os ciganos que lá estavam, que acreditava-se terem adentrado a Europa Ocidental através de Bohemia.
Bohemian style and clothing
The bohemian, pintado por  William-Adolphe Bouguereau in 1890

P/ quem assistiu Moulin Rouge deve lembrar dos boêmios bebendo absinto e vendo a fada verde. Aliás, absinto é a bebida que mais me remete ao termo “boêmia”.  Artistas  do início do séc. XIX, como Verlaine, Van Gogh, Picasso e Hemingway, também tinham seu caso de amor com a fada verde.

Já na América, com a Guerra Civil Americana, jornalistas foram enviados como correspondentes e, durante a guerra, eles se auto-intitularam “bohemian” que virou quase um sinônimo de jornalista.
O estereótipo se fortaleceu: boêmios como dependentes ou devotos de pelo menos uma das  sete artes, com estilo de vida alternativo, visão não convencional da política e bon vivants.
Em 1872 foi fundado o Bohemian Club, que contava com a participação de jornalistas,artistas e músicos, aceitando também empresários e empreendedores.
Por ser um estilo de vida do séc XIX, época que coincide com o movimento cultural do romantismo, consigo identificar também um certo escapismo na vida boêmia.

No Brasil podemos facilmente identificar como boêmio o típico “malandro”. Lembra do Zé Carioca? Justamente um retrato do estereótipo malandro e, de certa forma, também boêmio.

Os hipsters são considerados por muitos os boêmios modernos. Hmm, se for levar em consideração o sentido real do boêmio p/mim estão bem longe disso.
Bohemian style and clothing

Mais informações sobre os tipos de boêmios aqui, no site do livro Bohemian Manifesto, escrito por Laren Stover.

E a moda entra aonde nisso tudo?
principalmente com a facilidade de circulação de informação, as vestimentas estão cada vez mais variadas. Com o passar das épocas parece cada vez mais difícil definir exatamente o que marcou a moda como um todo (ou será que ésó comigo que isso acontece?). Por exemplo, é bem fácil “se fantasiar” de 50’s e outras pessoas identificarem isso. Mas se alguém se vestir com elementos dos anos 2000 é bem mais difícil. Primeiro pq eu realmente penso que tá cada vez mais dissolvida essa coisa de “tendência” de década, estamos mais marcados por fast fashion, e por outro lado, por ser uma época tão próxima que a gente nem percebe tanto que já passou.

O boho, como produto da moda, apareceu lá por 2004 e reapareceu em 2009 e  até hoje encontra-se muito forte, tão forte que p/ mim já tá uma overdose de boho e afins (leia-se saturação de head bands, simbolos da paz e mamãe-sou-hippie-mas-uso-windows).

Nas fotos seguintes tentarei mostrar algo que permaneça no estilo mas que não esteja ainda taaaaão saturado quanto as malditas headbands na testa de meio mundo por aí. As imagens aproximam mais do “original bohemian” ou seja, o povo cigano, mas sem sair totalmente do estereótipo.

Vogue de 1992
[vogue+1992+gypsy_01.jpg]

by Maya Shelkovnikova
modern gypsy fashion

boho glamour
modern gypsy

Kate & the gypsies







Próximas 2 fotos: Juss

Street Style Paris

E vocês, o que acham do bohemian life style e do estilo boho?
Beijos, Jheh
=*
Já curtiu o Nome é para Fracos no FaceBook?? ainda não? curta já =D
E follow, follow, follow! @nomeeparafracos