Escolher máquina de costura

P/ quem não sabe, a maioria esmagadora das minhas roupas são feitas pela minha mãe. Sempre foi assim e eu sempre adorei hahaha
Já havia falado aqui o quanto é legal ter algo feito por você. Se for a roupa toda é melhor ainda! você passa a olhar tortíssimo p/ roupas de boutique (aquelas que não tem marca relevante mas ainda assim são caras). Muitas são compradas em feiras e “chiquezada” com o nome da loja, ou seja, tu paga pelo nome da loja e não pela roupa. ;)
Outra coisa boa de fazer a própria roupa é ela ficar exatamente do jeito que tu quer (com o tempo e habilidade adquirida,claro).


Mams tem 5 máquinas de costura: 1 doméstica e 4 industriais/semi. Como uma amiga havia me perguntado sobre como escolher uma máquina resolvi escrever esse post.
As dicas a seguir são para quem quer costurar roupas (cama, mesa e banho incluídas) e fazer consertos:

1- nunca, never, jamás compre aquelas maquininhas de mão. sério;
2- se vai comprar industrial ou semi a marca não importa tanto, todas têm basicamente a mesma chance de dar defeito;
3- se vai comprar uma doméstica a melhor marca é Singer, sem dúvida!

4- se vai comprar usada, Singer novamente! prefira as de metal, mesmo que feinhas ou arranhadas são melhores e mais duráveis que as de plástico. A doméstica da minha mãe foi da minha avó e tem mais de 60 anos!

5-lembre-se de que você vai evoluir na costura, então não compre nada que te limite em menos de um ano;
6- os pontos básicos e indispensáveis são reto, zíper e zigue zague (sim, ou queres fazer acabamentos na mão? então), creio que atualmente todas as domésticas tenham;
7- os pontos frescurinha só encarecem, tu certamente não vai usar. Não em roupas;
8caseador pode ser bem útil se pretendes usar muito. Mas se for usar raramente dá p/ fazer as casas na mão mesmo que só perde em economia de tempo;
9-prefira braço livre a gabinete, facilita muito;
10-os preços variam, mas as domésticas da Singer usadas são uns R$200 e novas ficam de R$600, em média.
11-se és iniciante recomendo fortemente se armar de muito papel metro e giz. Além disso, tesoura grande e boa, régua grande e fita métrica. e O básico: tecido, linha e agulha. xD

Espero que tenham sido úteis as dicas e aqui dois exemplos de roupa que minha mãe fez