Anos 60, Mods, parkas e chelsea boots

Hey, povo!
Ainda estou em Aracaju e vim mostrar uma ótima compra que fiz: chelsea boots. Estava querendo fazer um post sobre esse modelo de botas mas queria fazê-lo somente quando comprasse as minhas.
A minha custou R$20 no Shopping e é uma mistura de galocha e chelsea boots. Postei a foto dela no instagram (sigam-me! =D @jroiz) e usei-a ontem junto com a parka mas não tirei fotos, estou sem a câmera aqui:

Elas lembram MUITO essa aqui da Gucci, só que R$507,88 mais barata…

Para quem não sabe, as botas de Chelsea foram criadas na era vitoriana para montaria. A característica principal é a presença do elástico dos lados, o que facilita colocar e retirar as botas. Clica nas fotos que aumentam (:

chelsea boots

Já as parkas são casacos militares que foram emprestados pelos Mods como forma de homenagem aos pais que lutaram na segunda grande guerra.

parka
parka by jheh 

Nos anos 60 começou a surgir uma “adoração” especial pela juventude, como nunca ocorrera anteriormente, tornava-se então a “idade perfeita” com uma mistura de frescor e vigor da juventude com menos responsabilidade que os adultos. Para quem quiser saber mais sobre a juventude ao longo dos tempos, indico esse video do Café Filosófico e esse vídeo (muito bom!)

Época da revolução inesperada que se tornaria o marco do séc. xx (lembram de maio de 68?), do maior evento de música, Woodstock, dos jovens (ingleses)  modernistas que viraram foco do mercado no auge da prosperidade financeira e no Brasil lutava-se contra a ditadura militar. Os jovens eram movidos por ideias de liberdade. Há também uma grande evolução da tecnologia, em 69 o homem pisa na lua.
A arte era a Pop, no Reino Unido com  Laurence Alloway, Alison e Peter Smithson, Richard Hamilton, Eduardo Paolozzi e e Reyner Banham, nos EUA com Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann. No Brasil, a exposição Opinião 65 foi a principal da década de 60 e ocorreu em setembro de 1965 no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro.
anos 60
Na música ritmos como R&B, Soul, Ska, Rock and Roll, folk, soul psicodélico, pop e pop rock fizeram sucesso. Entre as bandas conhecidas estavam  nomes como Beatles, The Supremes, The Who, The Temptation, Jacksons Five, Bob Dylan. No Brasil surgia a Jovem Guarda em 65 e a tropicália em 69 e Os Mutantes.
musica
Os mods eram jovens que tinham o poder de compra, eram filhos de comerciantes londrinos, chamados de consumistas por gastarem muito em roupas. Pela primeira vez tinham sua própria moda e ela deixava de ser única para ser diversificada e tornou-se representação de comportamentos.
Eram rivais dos rockers, que surgiram nos anos 50, usavam jaquetas de couro, andavam de motocicleta  e ouviam rock e rockabilly.
Terninhos italianos justos, chelsea boots, parkas, desert boots, loafers, mocassins, scooters, estampas geométricas, cortes mais retos e simples, minissaia (um marco para a moda) e cílios postiços era o que identificava garotos e garotas mods. Adotaram um simbolo originado da pop art inspirado no que era utilizado na Força Aérea Britânica.
mods

Segundo palavras da modelo  Twiggy (“the face of 1966″), considerada a primeira modelo do mundo:

“I was a mod even before I became a model. You were either a mod or a rocker. The rockers rode motorbikes, wore leather gear, and the girls wore leather trousers, leather jackets. And the mods, we all dressed alike. This was before the mini. This was the early ’60s. We used to wear pleated skirts and hushpuppy shoes-flat, lace-up, suede shoes-nylon macs, and little grey jumpers. And the hair, which is what I had, was center parting, straight, and long.
So that was the real mods and rockers, and then it segued into the mid ’60s, which was when my look happened.
By the end of the ’60s, the mods and rockers kind of peaked. Then it became mod fashion, which was different”.

E vocês, que acham do estilo mod em geral e da onda 60′s que está aparecendo muito na moda atual?
quem curte as chelsea boots e as parkas?

[ainda estou viajando, os comentários estão todos moderados e ainda não foram respondidos, desculpem.]

Beijos, Jheh
=*
Já curtiu o Nome é para Fracos no FaceBook?? ainda não? curta já =D
E follow, follow, follow! @nomeeparafracos